Óleo de Argão – a essência milagrosa

Não é propriamente um milagre, mas o óleo de argão apresenta tantos benefícios que é difícil não acreditar 😉

O argão é proveniente do fruto da argânia, uma espécie de planta endémica do sudoeste de Marrocos, tão nutritivo como rico para a culinária, medicina ou beleza.

A primeira vez que ouvi falar deste produto 100% natural foi quando fui a Marraqueche, em 2012, e em plena montanha do Atlas, em aldeias perdidas, mulheres pacientemente esmagavam estes frutos para daí retirar o precioso óleo – popularmente conhecido como o ouro de Marrocos. E porquê precioso? O óleo de argão é extremamente rico em Vitamina A e E e contém anti-oxidantes e ácidos Omega-6. Estudos comprovam que alivia inflamações na pele, sendo usado para tratar picadas de insectos e infecções (1). Tem também uma componente hidratante e promove a produção de células, melhorando a saúde da pele, do cabelo e unhas. Não é por acaso que as marcas de cosmética o têm vindo a utilizar nos seus produtos de cuidados para a pele e cabelos.

branche d'arganier

Os principais benefícios do óleo de argão são:

Hidratante – Após a sua rotina de limpeza e tonificação, coloque 1 gota (sim, apenas uma gota) na palma da sua mão, aqueça-a e aplique na cara e pescoço, em movimentos suaves circulares. No Inverno, poderá ser necessária uma 2ª gota, mas não mais 😉 Pode usar com segurança em volta dos olhos; coloque 1 gota na mão e e dê pancadinhas suaves do nariz à têmpora e vice-versa.

Anti-Estrias – O óleo de argão pode ajudar a prevenir estrias, pois melhora a elasticidade da pele. Mas uma vez, aplique 1 a 2 gotas na palma da mão e esfregue nas zonas pretendidas.

Depilação – Após a depilação, a pele pode ficar vermelha e sensível. Se massajar com óleo de argão, verá a sua capacidade de aliviar a pele. Também pode ser usado pelos homens após terem feito a barba.

Creme de Corpo – Bastará juntar 1 a 2 gotas ao seu creme de corpo para o tornar mais hidratante e rico. Se tiver as plantas dos pés ou cotovelos muito secos, aplique directamente 1 gotinha e massaje.

Máscara para o cabelo – Ao massajar 1 a 3 gotas de óleo de argão, perceberá que o seu cabelo ficará muito melhor, nomeadamente com as pontas menos secas, e mais fácil de secar (se usar secador). Alguns estudos indicam que este óleo ajuda ao crescimento do cabelo, por isso massaje também o couro cabeludo. Não exagere na quantidade de óleo, pois depende da espessura e tamanho cabelo. Comece com ½ gota e vá ajustando.

Bálsamo para os lábios – Massaje-os diariamente com 1 gota de óleo de argão e limpe algum possível excesso. Verá como a sua boca ficará muito mais suave e, no Inverno, o cieiro desaparecerá.

Unhas e Cutículas – O que faz bem ao cabelo, faz bem às unhas, e o óleo de argão não é excepção. Após retirar o verniz, aplique 1 gotinha em cada unha e cutícula e massaje muito bem. No final de ter massajado as 10 unhas, lave-as muito bem e aplique verniz, se entender. O óleo vai amaciar as cutículas, prevenindo os espigões.

Pés Secos – Aplique 1 a 3 gotas (dependendo da secura) nas áreas a tratar e durma com meias, por forma a que a pele absorva o máximo possível. Se não gostar de dormir com meias, deixe-as calçadas pelo menos 20 minutos.

O óleo de argão vende-se em Portugal, mas como ainda tenho o que trouxe de Marrocos, pesquisei na net e encontrei este site: http://www.inkanat.com

Bjs*

Happy blonde woman with copy space for your text isolated on gre

pés

Dúvidas ou Sugestões? Contacte-me!

 

 

Anúncios

One Comment Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s